Biografia
Germano Silva é natural de Penafiel, que o viu nascer em 1931. Cedo a sua família se mudou para o Porto, tinha ele um ano de idade. Para fazer face às dificuldades da família, começou a trabalhar mal terminou a instrução primária. Por volta dos seus 20 anos frequentou, em horário noturno, o Curso Geral de Comércio na antiga Escola Comercial de Oliveira Martins. Findo o curso, ingressou como escriturário na Secretaria do Hospital de Santo António.
Iniciou a sua carreira jornalística em 1956 como colaborador desportivo no Jornal de Notícias.
Em 1959, foi admitido nos seus quadros redatoriais. Ao longo do seu extenso percurso profissional, foi estagiário, repórter informador, repórter, redator e chegou a chefe da Redação.
Apesar de aposentado desde 1996, continua ligado ao JN, onde mantém a coluna “À Descoberta do Porto”, publicada aos Domingos, Na Visão, participa semanalmente com uma crónica dedicada à Cidade Invicta. Foi ainda correspondente do semanário Expresso no Porto.
Outras actividades de destaque, a que se foi dedicando ao longo da sua vida, incluem ter sido membro do desaparecido Conselho de Imprensa e pertencer à direcção da Associação dos Jornalistas e Homens de Letras do Porto, onde preside à Assembleia Geral. É sócio fundador do Lugar do Desenho – Fundação Júlio Resende e membro do seu Conselho Fiscal.
Dá a conhecer a cidade do Porto através da organização de passeios e visitas a locais emblemáticos, alguns menos famosos, mas que se revestem de importância para a História da cidade.
O seu trabalho tem sido devidamente reconhecido por entidades como as Câmaras Municipais do Porto e de Penafiel, pelas quais foi galardoado com medalhas de mérito, em ouro.
